quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019


6 memes que me representam morando sozinha

Desde que me entendo por gente sonho em morar sozinha. É engraçado, mas só me dei conta disso enquanto reclamava com meu pai sobre a minha internet, que está indo e voltando constantemente. Ele sorriu para mim e disse: “E você sempre quis ter sua própria casa...” Não havia ironia no tom dele, apenas um ar pensativo, como se só então se desse conta que realizei este desejo. Acho que ele percebeu que eu realmente cresci, afinal, moro sozinha, em um espaço que divido unicamente com uma gata velha, Kikuchi, há cerca de dez meses.


A casa em que vivo atualmente é a mesma em que cresci, deixada aos meus cuidados desde que minha família se mudou para Minas Gerais. Éramos em seis pessoas, o que gerou uma diferença absurda quando fiquei só. Muitas reflexões têm me ocorrido nesse meio tempo, principalmente nos últimos dias, por conta dos problemas pós-temporal. A verdade é que ainda não consigo traduzir essa experiência em palavras; sequer posso dizer se encaro isso como um sonho realizado. Mas existem memes, e eles trazem as lições mais verdadeiras – e irônicas – que tenho vivenciado.

Com vocês, os memes da minha vida como dona de casa.


Essa é a prova de fogo para quem mora sozinho. Imagine que são duas horas da manhã, você acorda ouvindo algo rastejando na parece do quarto. Antes que consiga acender a luz, um vulto preto pousa na cama, a centímetros da sua perna. É uma barata. Pior de tudo, voadora; e ela está decidida a arrastar sua alma para um reino de trevas enquanto zomba dos seus gritos de desespero. Não há ninguém a quem você possa pedir ajuda.

Eu passei por poucas e boas até reunir coragem para enfrentar esse inimigo sozinha. Acabei desenvolvendo uma técnica para matar baratas à longa distância – transformei uma vassoura velha em uma espécie de lança exterminadora. Usando o inseticida como escudo, tenho alcançado honrarias nessa guerra. Só bati em retirada duas vezes e, mesmo assim, foi para reforçar minha tropa – meu sobrinho de cinco anos é um exímio guerreiro e não hesita ao usar o chinelo.


Os fatos são incontestáveis: se você não cozinhar, você vai ficar com fome. Ifood e pronta entrega são para ocasiões especias – quando o dinheiro está sobrando ou quando você se convence que essa grana não fará falta. Na maioria dos casos, o preço de uma pizza equivale a um quilo de arroz, uma porção de filés de frango e uns tomatinhos para colorir o prato. Cozinhar sai imensamente mais barato.

Sempre ajudei na cozinha, então foi fácil me virar. O maior problema no qual topei foi acertar a quantidade de comida a ser feita – eu cozinhava para seis pessoas. Muito arroz estragou até que acertasse as medidas.


Isso é real! Vai muito além de morar sozinha, é um estado de espírito alcançado após certo amadurecimento. Que atire a primeira a pedra o jovem adulto que nunca olhou para aquele jogo de dez panelas tilintando de novo e imaginou o upgrade que ele daria à sua cozinha. O negócio é ter os trezentos, quatrocentos reais necessários para levá-lo pra casa.


Tudo é muito caro!! E fora as contas fixas, tipo luz e internet, uma casa ainda guarda surpresas especiais para sua carteira, como uma troca de caixa d’água (um inferno que passei no segundo mês sozinha) ou uma infiltração que está descascando o gesso da parede (resultado das últimas chuvas), ou ainda, sem aviso prévio, sua cama quebrando no meio da noite (aqui eu apelei para meu MacGyver interior porque não há verba para uma cama nova).

Depois disso tudo, você conta as moedinhas que sobraram para a programação alucinante que havia planejado para o fim de semana...


Sem brincadeira, passei uma semana nesse nível após o temporal que atingiu o Rio. A falta de luz tornou impossível a estocagem de comida na geladeira. O feijão congelado que duraria uma semana estragou! Estou desolada.


Não é bem um meme, mas se encaixa.

Li diversos artigos com o tema “morar sozinho” e percebi que cada um aborda a solidão de forma diferente. É algo individual, que vai muito da história da pessoa, suas origens, sua personalidade e o jeito como a vida independente se apresentou a ela. No meu caso, permaneço numa região familiar, com meu pai e minha irmã bem próximos. O que me incomoda, às vezes, é o silêncio que enche a casa que, outrora, era recheada por barulhos simultâneos e desconexos – seis pessoas!

Tem dias que sinto solidão, não há como negar. Cozinhar para um é chato, não encontrar ninguém para conversar, também. Mas há a liberdade, e ela permeia toda sua rotina. É bom ter as coisas do seu jeito, sem a interferência de outras opiniões.

Morar sozinha é... ainda não consigo definir. Quem sabe mais no futuro.
Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações