quarta-feira, 12 de junho de 2019


10 Raps de Anime para você conhecer o gênero - Parte I

Não sei se já ficou claro aqui no blog, mas eu gosto muito de animes e mangás. Não só das obras em si, como também de todo o conteúdo produzido por seus fãs. Ultimamente, fora as fanfics e memes que amo de paixão, uma nova vertente desse universo vem conquistando meu carinho: o Rap Geek.

Para quem está por fora, o rap geek é um segmento que reúne youtubers que compõem e cantam músicas baseadas em personagens de filmes, animes, jogos, entre outros. As letras abordam as jornadas dos heróis – e vilões... –, seus sentimentos, dificuldades e até o mundo em que vivem. As composições são um festival de talento e dedicação que dá gosto de ouvir, assistir e cantar junto.

Foi o meu irmão caçula que me apresentou a esse peculiar gênero musical. Desde então venho montando uma lista crescente de raps e rappers preferidos. Agora, me sinto pronta para passar o bastão adiante e captar ainda mais admiradores para essa área especial da internet.

Esse top 10 contém os raps de anime que mais tocam na minha playlist. Será dividido em duas partes, porque o assunto rendeu mais do que eu esperava. Não hesitem em visitar os canais, curtir os vídeos e deixar um comentário de incentivo para o pessoal. Eles merecem isso e muito mais!

Com vocês:


10º – Rap dos Piratas (One Piece) | WLO

Para abrir o ranking, nada melhor do que esse som frenético e pesado do canal WLO. Nem sei sobre o que falar primeiro... Do beat insano ou do fato igualmente insano de ter VINTE E SETE personagens citadas no rap – sim, eu contei!

O hype da música começa logo nos primeiros segundos do vídeo. A vontade de sacudir a cabeça no ritmo é incontrolável. A letra, cantada numa voz grave, combina perfeitamente com a energia arrojada das batidas e do próprio anime.

One Piece é uma história que fala de liberdade, determinação e pirataria. Um mundo imenso, repleto de figuras distintas e poderosas que, em sua maioria, possuem um único objetivo: se tornar o rei dos piratas. WLO conseguiu trazer muitas – muitas mesmo! – dessas figuras ao rap sem deixá-lo extenso ou embaralhado. Qualquer leitor de One Piece identificará facilmente cada personagem.

Costumo ouvir esse rap sempre que quero escrever uma cena de luta ou ação. Considero uma das melhores trilhas sonoras para momentos épicos. As cenas mostradas ao longo do vídeo só evidenciam isso. Aliás, apesar da qualidade das imagens não estar muito boa, a edição e cenas escolhidas casam direitinho com a letra. Torna incrível de ouvir e assistir.

Sintam a energia desse beat. A intensidade dessa voz. O conteúdo dessa letra! Só tomem cuidado com leves spoilers do mangá...



9º – Rap do Sísifo de Sagitário (Saint Seya, The Lost Canvas) | LexClash

O tom do ranking acaba de sofrer uma mudança abrupta. Aqui temos um rap melódico, tranquilo e incrivelmente doce. Com o dedilhar de um violão e trechos da canção I See Fire, de Ed Sheeran, LexClash traz a tona a história de Sísifo, um dos doze cavaleiros de ouro de Athena.

Primeiramente, preciso dizer que nunca assisti Saint Seya (ou Cavaleiros do Zodíaco). Não conheço a essência da história, suas personagens, seu enredo, seus spin-offs... mas, acompanhando o trabalho do LexClash – que parece ser um grande fã –, tenho curtido demais os raps sobre esse anime.

Esse aqui, por exemplo, atirou uma flecha dourada direto no meu coração. Pesquisei a história do Sísifo porque não contive a curiosidade. Depois, conhecendo um pouco sobre ele e ouvindo a canção, me bateu uma melancolia. Se a meta do Lex era emocionar, funcionou comigo.

O desenvolvimento e valores da personagem foram bem abordadas. A letra é delicada e a batida gostosa. Lembra muito o estilo do Projota em músicas como Cobertor (feat com a Anitta). Se eu não tivesse tantas músicas para encaixar nesse top 10, teria dado a esse rap uma posição entre os cinco primeiros...

Ah, uma atenção especial para o jargão de encerramento dos vídeos do LexClash:

“A nobreza vem de dentro, é o ato de ajudar...”



8º – Rap da Psicopatia (Yuno e Ayanakoji) | Felícia Rock feat. Takeru

É comum em raps de anime que os criadores elejam um tema para a música e escolham personagens que se identifiquem com ele, mesmo que sejam de obras diferentes. Vira uma espécie de crossover. Esse é o caso da oitava posição. Psicopatia é o tema, e os personagens são Yuno (do anime Mirai Nikki) e Ayanakoji (do anime You Jitsu).

Apesar de soar ameaçador, o rap é ótimo. Takeru empresta sua voz grave e marcante à Ayanakoji, um estudante superdotado que conduz seu mundo manipulando todos ao seu redor. Já Felícia usa sua voz suave e feminina para dar vida aos versos de Yuno, uma garota apaixonada e obsessiva, que participa de um jogo mortal.

Ambas as parcerias são brilhantes.

Curto muito analisar as perspectivas dos antagonistas ao longo de um enredo. Nos raps, esses personagens ganham uma camada mais real que tanto pode causar empatia quanto aversão. Ayanakoji, por exemplo, me deixa irada por sua forma de pensar e agir. Contudo, Yuno me dá pena. Ela soa como uma mulher incapaz de viver sozinha, estando sempre condicionada àquele que escolheu “amar”.

Eu não assisti nenhuma dessas séries. Tudo o que sei são as informações passadas por esse rap. É uma qualidade de letra, edição, beat e interpretação que fica difícil pôr em palavras. Tenho baseado alguns arquétipos de personagens nesses versos tamanha é a clareza das emoções contidas neles.

Merece uma salva de palmas de pé!



7º – Rap dos Cavaleiros de Ouro: Elite de Athena (CDZ, The Lost Canvas) | LexClash

É LexClash!

Mais uma vez!

Vem comigo, clã!

A nobreza vem de dentro!!


Ok, me empolguei. Sem tietagem.

LexClash dá as caras novamente. E com outro rap de Cavaleiros do Zodíaco! Sinto que em breve terei mais um título na lista de próximas leituras...

Voltamos para a vibe de rap frenético. Aqui o foco está nos doze cavaleiros de ouro – e mais alguns personagens – do spin-off The Lost Canvas. O som é tão forte quanto esses guerreiros. Foi o primeiro rap que ouvi do Lex e causou uma ótima impressão. A letra dá um panorama básico das personalidades e histórias de cada personagem. É instigante e envolvente. Chega a arrepiar em algumas partes...

“É frio demais e sempre calculista um mago de gelo de vulgo Dégel
Cristalizando até toda a Atlantis, do céu ao inferno e do inferno ao céu”


Adoro esse trecho, Senhor!!! Repito umas três vezes sempre que paro para ouvir a música.

Não tenho mais nada a dizer, apenas ouçam esse hino de bravura e lealdade:



6º – O Rap Mais S3xy da Elizabeth (Nanatsu no Tazai) | Felícia Rock

Esse aqui é um caso especial. Primeiro que não gosto de Nanatsu no Tazai – meu santo não bateu com o enredo e os fanservices. Segundo que a Felícia Rock me fez questionar a declaração anterior. Terceiro que eu confirmei que não curto NnT, mas desenvolvi um vício nesse rap.

Para mim, essa música se equipara a um hit da Anitta na versão anime. É chiclete, é dançante, é cantante. Tenho a letra inteira gravada na mente.

Além dos versos bem bolados, Felícia é uma intérprete maravilhosa de personagens femininas. Eu me perguntava se só haviam rappers homens no YouTube quando ela surgiu nas minhas sugestões. Desde então é uma paixão atrás da outra. Devo ter umas dez músicas dela rolando na minha playlist. Escolher aquelas que entrariam no ranking se revelou uma tarefa árdua.

Sintam-se à vontade para dar play... e me chamar de pecado 😘


O top 5 ficará para outro post, mas quero dedicar uma menção ao primeiro rap de animes que assisti na vida. Na época, achei engraçadinho. Nem de longe imaginava como esse negócio era sério ou o quanto gostaria disso no futuro. Vivendo e aprendendo.

Menção honrosa – Naruto Vs. Luffy (Duelo de Titãs) | 7 Minutoz

Essa modalidade de rap geek promove batalhas de rima entre personagens – que podem ou não ser da mesma obra. Aqui, temos dois protagonistas de animes famosíssimos se enfrentando: Luffy, de One Piece, e Naruto, de... é, Naruto mesmo. Os rappers em ação são Lucas ART e Gabriel Rodrigues, administradores do canal 7 Minutoz, um dos maiores nesse meio.

Apreciem e elejam o vencedor.



Parte II aqui.
+8 Raps de Anime aqui

Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações