segunda-feira, 20 de agosto de 2018


Novo Hamburgo: uma igreja, uma livraria e um gato

Estive sem internet nos últimos dias e, paradoxalmente, foram os dias em que mais escrevi relatos para o blog (não é que sem a distração do Instagram a coisa flui mais rápido?). Postarei alguns destes textos ao longo da semana. Falam sobre minha passagem por Novo Hamburgo, São Leopoldo e Bento Gonçalves - cidade em que estou atualmente. Então, vamos lá!

Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Novo Hamburgo é uma cidade pequena com ares de cidade grande. Carros de som anunciam eventos pelas ruas, cachorros latem das sacadas e os ônibus passam produzindo uma vibração forte, inconfundivelmente urbana. O que me chamou atenção foi esse córrego que corta uma das principais avenidas da cidade. O conjunto córrego + rua + árvores me fez lembrar da minha casa. É parecido...



Sozinha, fiz um passeio de reconhecimento. Estive na Paróquia de São Luiz Gonzaga. É errado pensar em um santo com uma sanfona nos braços tocando Asa Branca? Me perguntei isso quando entrei na igreja.


Tive pouco contato com a religião católica ao longo da minha vida, mesmo assim me sinto atraída para a serenidade dos templos. Há um silêncio tão pacífico. Como se lá dentro nenhum problema fosse grande demais...


Ao lado da paróquia, encontrei um livraria que, além dos livros, vendia artigos religiosos. Pensei na minha avó quando avistei as imagens e enfeites de santos. Ela tem um monte deles espalhados pela casa. Até deu vontade de comprar alguns para levar para ela, mas seriam um peso a mais na mochila e a viagem será longa.

Livraria em Novo Hamburgo

Livraria em Novo Hamburgo

Na noite em que cheguei, passei por uma praça bem arborizada. Infelizmente, não gravei o nome da rua, nem o trajeto para se chegar até lá. O medo de me perder acabou limitando minhas opções de visita, então acabei indo ao Bourbon Shopping.

Shopping em Novo Hamburgo

Constatei o que já sabia há tempos: todos os shoppings são iguais. Variam de porte, estilo e localidade, mas a essência é a mesma. E não me interessam em nada.

Shopping em Novo Hamburgo

Voltei para casa querendo escrever. Também queria conquistar a confiança do Cascão, o gatinho assustado que se recusou a ficar no mesmo cômodo que eu. Acho que a confiança foi até demais:

O gatinho da minha anfitriã
Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações