sexta-feira, 11 de setembro de 2020


Mini-Desafio Drabble de Setembro e outras notícias

Outra vez o blog foi largado às traças... Não posso deixar de pensar na postagem que fiz no primeiro dia deste ano, quando prometi a mim mesma que construiria um ritmo de atualizações semanais. Ficou só na promessa mesmo. Porém, mesmo o blog estando parado, minha vida segue um fluxo interessante de acontecimentos. Nesses últimos meses do ano, começam a pipocar os desafios de escrita. Deus sabe que sou movida a desafios, então iniciei setembro participando de um.

O Mini-Desafio Drabble deste mês foi um esquenta para o desafio principal que acontecerá em outubro. Durou sete dias, nos quais recebíamos uma palavra-chave para encaixar em um drabble (capítulo de 100 palavras). Criar uma história com início, meio e fim com um limite tão apertado de palavras e tempo traz a carga de adrenalina necessária para me motivar a escrever.

Assim nasceu Vou Chorar Por isso Mais Tarde. Uma história original baseada nos personagens e cenários do clipe Cry About It Later, da Katy Perry. Esse aqui:


Eu conheci essa música através do grupo Nyah! Fanfiction do Facebook, o mesmo lugar onde acontecem os desafios de drabble. Assim que bati o olho na divulgação do mini-desafio, as cenas do clipe se organizaram como um plot na minha cabeça. Era simples, bonitinho e, bem, fácil de reproduzir.

Do dia 1 ao dia 7 de setembro postei um capítulo diário, narrando as desventuras da bruxa Velutina – que, aliás, foi batizada com a primeira palavra-chave do desafio. Velutina passeia pelo seu mundo encantado enquanto tenta afastar as dores do seu coração partido. Segue o link para os interessados:


O mundo de Velutina desabou. A desolação era amarga, assim como as lágrimas que insistiam em inundar seus olhos. Porém, ela não queria chorar. Não, não! Esta noite, queria se divertir.
Para ler, clique aqui.

Adoro ler e imaginar universos mágicos, mas essa foi minha primeira vez escrevendo sobre um. Tendo o clipe como referência, tudo fluiu com naturalidade, o que tornou a experiência maravilhosa. Eu gostaria de voltar a esse universo, explorar outras possibilidades narrativas, mas... é aquilo, né, cadê a motivação?

O Desafio Drabble de Outubro possui mais espaço para se trabalhar já que dura os trinta e um dias do mês. Participei no ano passado com Não Estou Pronta e foi uma estreia perfeita. Esse ano, porém, ainda não tenho certeza se entrarei. A falta de uma ideia para desenvolver é uma das razões, mas a principal é que estou “escrevendo” uma obra para o Prêmio Machado, da Darkside.
Não estou sendo apenas pessimista ao dizer que as chances de vencer são minímas – inexistentes, para ser mais precisa. O negócio é que eu tinha uma ideia de plot arquivada a um longo tempo, uma boa demais para simplesmente ignorar. Ela encaixou como uma luva no clima sombrio e brutal que o prêmio inspira. Transformar essa ideia avulsa em uma história digna para o concurso era um desafio tentador. Então lá foi eu.

Passei agosto inteiro trabalhando num manuscrito. Estruturei o esqueleto da história, caracterizei personagens e cenários, reuni material para referência e, agora, tenho várias peças daquilo que pode se tornar um livro sensacional.

Usei o mini-desafio para limpar a mente antes de voltar a trabalhar nessa história. Inscreverei ela na categoria Desenvolvimento de Projeto do prêmio. Já tenho até um título: Dezembro de 2020. A vitória não será minha, e ok. Ter um livro concluído depois de tanto esforço e tempo gasto é tudo que almejo, assim quebraria a sina de escritora que não termina seus romances.

E é isso. Em novembro temos o NaNoWriMo e, neste caso, penso em participar para dar um boom na produção dessa história. Encaixar as peças uma na outra, pingar um óleo e conferir se o resultado bate com a imagem que tenho em mente. Prometo trazer mais notícias no futuro!
Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações