quarta-feira, 19 de setembro de 2018


Nós não diremos adeus

Hoje eu continuaria o relato sobre Cotiporã, porém tenho algo mais urgente para contar: Estou partindo do Rio Grande do Sul.

Meu gosto por quartas-feiras não se originou por simples preferência. Inconscientemente ou não, os fatos mais marcantes da minha vida ocorreram em uma quarta – inclusive meu nascimento. Acabei adquirindo um carinho por este dia, até me esforço para fazê-lo sempre especial, como o dia oficial de atualizações no blog. Porém, na maioria das vezes, sou pega de surpresa pelo acaso. As coisas simplesmente acontecem na quarta-feira. Deixar o Rio Grande do Sul hoje é uma evidência disso.

Intencionalmente, cheguei aqui numa quarta, exatamente 43 dias atrás. O padrão se manteve, com ou sem a minha ajuda, e quase todas as trocas de cidades ocorreram nesse dia. Essa semana, de um jeito bem bobo, me senti feliz quando comprei a passagem para São Paulo e vi novamente um fato importante se desenrolar numa quarta-feira.


Concluo uma fase de aprendizados; encerro um roteiro de descobertas, e estou mais que ansiosa para os próximos capítulos desse enredo no qual protagonizo. Imagine só! Eu, a protagonista... O pior é que esse papel me cai bem. Agora, depois de tudo o que vivi, vejo claramente que não nasci para ser a covarde manipulável que estava sendo. Ainda tenho muito para evoluir, foram 21 anos presa a esta imagem, mas sei que estou melhorando.


No Rio Grande do Sul deixo bons amigos, lugares sensacionais e promessas de retorno. Aquele “até a próxima!” que a gente nunca sabe quando vai acontecer, mas sente, no fundo do coração, que acontecerá.


O Projeto Preciosas, a menina dos meus olhos, continua. Está na hora de sintetizar toda a informação acumulada e pôr os dedos para trabalhar com vontade. E há muito trabalho a fazer!


Desde que desembarquei em Porto Alegre venho fazendo alterações no enredo de Pérola, o primeiro livro da série. Atualmente, a história está bem longe do que vinha postando na internet. Mudei tudo. Está sendo um desafio começar o livro do zero outra vez... mas é tão legal! O universo de Preciosas é maleável e infinito, ele muda conforme eu mudo e traduz muitas das minhas experiências pessoais. Se ele crescer para algo mais rico, profundo e significativo vou ter certeza do meu próprio crescimento.


Ainda tenho um roteiro de viagem para cumprir, outros estados e cidades para conhecer. São Paulo será a primeira parada, Minas Gerais, a seguinte, e daí por diante estou a cargo do que me parecer mais interessante – e que o dinheiro permitir. Ah, o mundo tem tantas possibilidades... na verdade, sou eu que tenho muitas possibilidades, só demorei para tomar consciência delas.


Sinto saudade de casa, da minha família, das minhas coisas, da minha comida, da minha Kikuchi... Ultimamente qualquer cheiro, som ou gosto me transportam até eles. Por milésimos de segundos, enquanto dura a sensação, sou levada para os cenários familiares, corriqueiros, que me entediavam por sua constância e que, agora, fazem meu peito parecer pequeno demais para conter o coração. Ai, ai...

Quero agradecer aos anfitriões do Couchsurfing que me receberam com tanto carinho. No total, passei por seis casas e em todas tive experiências que reforçaram minha fé nas pessoas. Desejo um dia poder devolver ao mundo tudo o que ganhei deles, pois palavras, nesse caso, não seriam suficientes.

Agradeço ao Rio Grande do Sul como um todo pela simpatia, hospitalidade e cuidado. Nesses 43 dias de viagem, não achei portas fechadas ou alguém disposto a me fazer mal. Aplaudo a cultura e diversidade gaúcha e torço para que as peculiaridades que tornam esse povo tão autêntico se conservem pelo próximo milênio.

Se tiver alguma viva alma lendo esse texto no dia de hoje quero que saiba que estou muito feliz por compartilhar esse momento com você. Obrigada pela presença.


Então, hora de ir...
Compartilhe
Comentários
2

2 comentários:

  1. Nossas portas estarão sempre abertas para você e os seus!
    Deixa saudades amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcos! Vou aproveitar cada oportunidade que tiver para voltar. :D

      Excluir

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações