sábado, 8 de dezembro de 2018


Resenha: Socorro! Nasci com Memória

Está oficialmente aberta a seção de resenhas do blog. Ehhhh!!!


Era algo que pretendia fazer desde o início, mas, devido a viagem e todos os acontecimentos dos últimos meses, precisei adiar até um momento mais light da minha vida. Que é agora! E para abrir essa nova fase tive o prazer de receber o ebook Socorro! Nasci com Memória da equipe do autor Yovane Nikolic. Agradeço a confiança depositada.

Socorro! Nasci com Memória, Yovane Nikolic
Imagem cedida pelo autor.
Título: Socorro! Nasci com Memória
Gênero: Espiritualidade
Autor: Yovane Nikolic
Editora: Independente
Páginas: 169

Obs: Este livro foi cedido em parceria com o autor para resenha.

Sinopse: Na filosofia espírita, é pregado que ao partirmos desta vida, recebemos de volta nossa memória completa. Todas as nossas experiências anteriores, ou seja, das vidas passadas, retornam ao nosso conhecimento quando voltamos a ser... apenas almas. Portanto, um espírito com irrestrito conhecimento de toda a sua história. Quando nascemos ou reencarnamos, milhões, bilhões ou zilhões de informações são retidos para que nesta nova vida... recomecemos do zero! O processo ocorre sistematicamente a cada vez que voltamos. Sem referências! Livre arbítrio! Aprender errando! Errando, e aprendendo! Evoluir... Evoluir... Evoluir!! Mas imagine... Apenas imagine se você ao nascer, “novamente”, não tenha suas memórias... deletadas!! Este é o tema deste episódio que “chegou” ao meu conhecimento... E vou dividir com vocês a complicada e ao mesmo tempo divertida história do bebê ítalo/hindu Vidur.

Sou uma leitora eclética no quesito gêneros literários. Claro, existem aqueles que me atraem mais que os outros – cof, cof, romance erótico. Entretanto, o gênero espiritualidade é figurinha repetida nas minhas leituras, por isso julgo ter uma imagem formada do que esperar quando pego um livro dessa vertente. Se o enredo trouxer a ideia de reencarnação, me conquista de vez. É tão excitante a perspectiva de termos passado por outras vidas, rumo a uma constante evolução espiritual.

A premissa de Socorro! Nasci com Memória traz um olhar diferenciado sobre a reencarnação. O que aconteceria se uma pessoa nascesse com as lembranças de sua vida anterior intactas? Quais desdobramentos surgiriam a partir disso? Que lição as personagens – e os leitores – poderiam extrair dessa situação?

Essas perguntas rondaram minha mente ao iniciar a leitura, porém, ao terminar, senti que elas continuaram sem resposta. O autor tinha a faca e o queijo na mão para criar algo original e envolvente, mas o resultado entregue no texto sequer arranhou essa gama de possibilidades.

A narrativa é conduzida em terceira pessoa por um narrador onisciente. Dessa forma, temos um panorama dos pensamentos e sentimentos de todos em cena. O recurso é interessante, porém o ritmo vertiginosamente rápido com que o enredo avança torna o aprofundamento dessas personagens superficial.

Gino e Kamini, pais de Vidur, se conhecem na Índia, se apaixonam, ela engravida, eles fogem para o Brasil, se casam e tudo isso em cerca de duas páginas.

Na minha cabeça, eu gritava: Narrador, calma! Me deixa conhecer eles.

Imaginei que, por ser o primeiro capítulo, o autor acelerou os acontecimentos para chegar logo nas partes cruciais. O problema é que não houve um aprofundamento nas histórias, sentimentos, personalidades e até características deles. Uma pena, porque Kamini foi a personagem que mais chamou minha atenção.

Socorro! Nasci com Memória, Yovane Nikolic
Imagem cedida pelo autor.

Bartholo, o protagonista, é inserido no enredo no momento de seu (re)nascimento como Vidur. Logo de cara, ele está consciente do que acontece ao seu redor, o que rende comentários confusos e hilários sobre sua atual condição. Tudo em italiano!

Trecho
"– Aspettate, ma che gioco é questo? Uma tetta gigante sul mio viso... Non mi piace il latte! Preferisco il vino!
(Espera, que brincadeira é essa? Uma teta gigante na minha cara... Não gosto de leite! Prefiro vinho!)"

Essa mistura de Índia, Brasil e Itália pode parecer meio confusa, porém é um dos pontos mais legais do livro. São culturas distintas que convergem em solo brasileiro. Esse gancho enriqueceria, e muito, a história se houvesse sido melhor explorado.

Confesso que Bartholo não me cativou em nada. Fora algumas passagens pontuais, ele parece conservar muito da pessoa que foi na vida passada. Nos faz questionar o que ele aprendeu durante seu período no plano espiritual. Além de que seu objetivo de recuperar o patrimônio que seus “descendentes incompetentes” arruinaram ser algo egoísta e materialista demais.

O desenvolvimento dele ao longo da trama não me convenceu. Até o fim, esperei uma ação que revelasse uma mudança sincera em seu caráter. Não a obtive.

A leitura foi agradável, o maior empecilho foram minhas expectativas que estavam muito altas. Socorro! Nasci com Memória é um livro leve, sem grandes complexidades, que pode atender um público abrangente de leitores. Com uma boa revisão do texto e melhor estruturação do ebook, se torna a companhia ideal para uma tarde de leitura.
Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações