sábado, 15 de dezembro de 2018


Resenha: Transparências – Evidências da Vida e da Alma

Quem acompanhou a série de relatos sobre minha passagem por Cotiporã (link aqui) sabe que tive o prazer de conhecer pessoalmente o poeta Adão Wons, que me presenteou com seu livro Transparências – Evidências da Vida e da Alma durante a Feira do Livro de Cotiporã 2018.

Um longo tempo se passou. Usei cada dia para tentar digerir a crueza desses versos.

Transparências - Evidências da Vida e da Alma, Adão Wons
Título: Transparências – Evidências da Vida e da Alma
Gênero: Poesia
Autor: Adão Wons
Editora: Evangraf
Páginas: 102

Prefácio: A poesia em poucas palavras têm a sabedoria filosófica e a modéstia da apresentação. Não é mais a função do poeta descrever paisagens da terra ou do céu. Isto é para pintor. Como diz em um curto e essencial poema a estado-unidense Mary E. Halliburton,“um artista pinta o céu./O poeta movimenta as nuvens.” Por isso que Adão Wons assim apresenta a natureza do céu e da terra em movimento com poucos e curtos versos. (Teresinka Pereira – USA)

Estava bem ansiosa em escrever essa resenha por não se tratar de um livro com enredo definido, personagens a analisar e essas coisas. Falar sobre poesia é mais subjetivo. Falar sobre o livro Transparências é um desafio. Imaginei que o único jeito de traduzir a experiência da leitura fosse contar as sensações que obtive ao longo dela. Então...

Essa foi a primeira vez que li um livro composto por poesias. Fiquei realmente surpresa ao me dar conta deste fato. Eu escrevo poesias, poxa! Soa tão controverso... Porém, visto o tempo que levei para “concluir” a leitura, encontrei uma resposta convincente para explicar o afastamento entre a minha pessoa e esse gênero literário: poesias são íntimas demais, sinto como se estivesse lendo o diário secreto de alguém.

Precisei vencer esse entrave pessoal para encarar Transparências. Um processo lento, verso a verso. Às vezes, ficava totalmente perdida sobre o que estava acontecendo ao eu lírico. Minha mente se fixava em perguntas como: Será que é esse o significado? Mas também poderia ser isso... Ou talvez aquilo?

Transparências - Evidências da Vida e da Alma, Adão Wons

Outras vezes, eu era obrigada a deixar o livro de lado. Guardava-o em um canto e voltava minha atenção para coisas mais fáceis de se lidar. Os sentimentos revelados a cada estrofe me constrangiam da forma mais infantil possível. Meu Deus, isso é muito pessoal! Eu não devia ler... Melhor pular essa parte.

Transparências - Evidências da Vida e da Alma, Adão Wons

Foi então que me dei conta que a essência das poesias eram emoções e o jeito com que Adão as descrevia criava uma resposta automática do leitor – no caso, eu. Emoções geram mais emoções, que se ligam a outras emoções até que você se torna uma pilha indeterminada de o que tá acontecendo comigo?!

Eu amei o livro. Simplesmente.

Muitas das poesias trazem referências aos elementos da natureza e seu poder de atração. Lembrando que a cidade natal do poeta, Cotiporã, é riquíssima em suas belezas naturais. O fascínio do eu lírico pela lua é compreensível.

Entardecer

Ainda não terminei de ler Transparências. Estou seguindo uma ordem própria de leitura, na qual comecei com as poesias do meio, me apaixonei por algumas do início e, depois, pulei direto para as páginas finais. Estou indecisa sobre os versos que mais gosto. Provavelmente terei que montar um top cinco quando concluir todo o livro.

Transparências - Evidências da Vida e da Alma, Adão Wons

Transparências – Evidências da Vida e da Alma oferece momentos de reflexão, solidão, alegria, amor e liberdade. É impossível ler e se manter indiferente ao que está sendo dito. Um trabalho bem organizado e editado, que se revela uma porta de entrada para esse gênero lindo que é a poesia.
Compartilhe
Comentários
2

2 comentários:

  1. Gratidão amiga Laisla, é o primeiro relato que recebo sobre minha obra tão aprofundado . Me parece que você entrou dentro dos meus versos para traduzir em outras palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o presente e a chance de conhecer seu trabalho. Você me transformou numa leitora de poesias :)

      Excluir

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações