quarta-feira, 9 de janeiro de 2019


As 5 fanfics que marcaram minha vida


Não é segredo no blog que minha estreia como escritora ocorreu no maravilhoso e polêmico mundo das fanfics (mais informações, aqui). Completo quase uma década de idas e vindas neste universo que permanece em constate expansão. As coisas mudaram ao longo dos anos – aonde as fics de BTS se multiplicam era tudo propriedade de Crepúsculo –, me sinto uma veterana e, como boa saudosista, me peguei relembrando as aventuras de fic-reader. Foram bons tempos, então pensei: “por que não compartilhar?”.

Esse pequeno ranking revela algumas das fases que vivenciei enquanto desenvolvia meu eu leitor. Algumas coisas me emocionam, outras, me constrangem, mas a maior parte delas me parecem super divertidas. Vamos lá?

5° – Fruits Basket



Essa é minha memória mais antiga no mundo das fanfics, o primeiro contato que tive com ficções alternativas escritas por fãs. É tão antiga que esqueci em qual site lia, por isso não tenho os nomes das histórias e de seus autores.

Fruits Basket é um mangá shoujo (romântico), escrito e ilustrado por Natsuki Takaya. O anime me conquistou, mas possuía apenas uma temporada, me obrigando a migrar para o mangá, cuja publicação no Brasil andava a passos lentos. Em meio a pesquisas sobre informações da obra me deparei com um site – ou blog, sei lá – dedicado unicamente a fics de Fruits Basket.

Na época, eu não fazia ideia do que estava lendo e considerei os enredos como parte da história original. Até recorri (pasmem) a um fanclub do finado Orkut para esclarecer alguns pontos que soavam estranhos nos textos. A criatividade dos fãs já corria solta.

Após vencer o estranhamento inicial, me tornei leitora assídua do site e suas histórias. Sua posição no ranking é especial, pois foi essa sementinha que fez nascer, anos mais tarde, Lljj.

4° – O Convite, de Chelsea de Águia



Uma fanfic do mangá de luta Bleach, com meu casal mais amado de todos os tempos: Rangiku Matsumoto e Gin Ichimaru. A autora, Chelsea, publicava suas histórias no AnimesSpirit e foi sua escrita envolvente que me levou a criar uma conta na plataforma para postar comentários. Assim nascia Lljj.

O Convite possui apenas um capítulo, quase um conto. O empasse entre os personagens acontece quando Rangiku é convidada para um encontro e Gin se vê obrigado a expor seus sentimentos por ela. Um texto leve, doce e ainda perfeito aos meus olhos.

Chelsea escreveu diversas fics com esse casal, o que a transformou na minha autora preferida. Enquanto aguardava as atualizações dela, explorava a categoria Anime/Mangá do Social Spirit. Em pouco tempo, já possuía contas no Nyah Fanfiction e no Fanfiction.Net. Meus horizontes se expandiam.

3° – You’ve fallen for me, de Chelsea de Ágia



Outra fanfic GinRan (Gin e Rangiku), tendo Chelsea como autora. A história acontece em um universo alternativo ao de Bleach. A primeira que li e gostei do gênero. Narra os acontecimentos trágicos que uniram o casal ainda na infância e o desenvolvimento de sua relação a partir de então.

A história é criativa, com um enredo instigante criado 100% pela autora, porém esta não é a única razão para estar no ranking. Nessa altura do campeonato, eu já me considerava presidente oficial do fã-clube da Chelsea. Comentava todos os capítulos e faltava chorar de emoção a cada atualização. Admirava a constância e o fato dela ter um dia fixo de postagem: quintas-feiras. No sexto capítulo, intitulado Confissões, a história caminhava para o clímax. O encerramento me deixou ansiosa, pois uma pergunta foi deixada no ar quando uma batida na porta interrompeu o momento dos protagonistas: “Quem estava na porta?”. Infelizmente, nunca pude saber. Essa foi a última atualização de Chelsea.

Ela simplesmente desapareceu, deixando dezenas de leitores desolados. Passados sete anos de silêncio, ainda me pergunto se ela está bem, se continua escrevendo e se um dia saberá como foi importante na minha vida – além do básico “quem estava na porta?”.

Depois dessa experiência, tomei pavor de histórias incompletas.

2° – Paradise Lost, de Erosu



Mais uma fanfic GinRan (era minha obsessão). Publicada na plataforma internacional Fanfiction.Net em inglês, me ensinou as vantagens do Google Tradutor. Por conta das barreiras linguísticas, não tive contato com a autora Erosu, mas é uma história marcante demais para estar de fora do meu top 5.

De forma magistral, narra o passado de Gin e Rangiku dentro do universo de Bleach. Os leitores do mangá sabem que a história desses personagens não fica muito clara na obra original, o que rendeu um desafio de criatividade para Erosu. Algo que ela venceu com honras.

Infelizmente, esta é outra fanfic incompleta, tendo entrado em hiatu no décimo quinto capítulo. Ainda assim, guardo sentimentos especiais por ela. Nunca antes tinha visto um fic-writer explorar tão brilhantemente as – poucas – informações presentes no enredo original. Sem contar que as cenas explícitas contidas na história me atraíram para um gênero até então desconhecido: os romances eróticos. Foi o declínio da minha inocência.

1° – Caleidoscópio, de Lljj



Nesse ranking de fanfics marcantes o primeiro lugar fica com aquela que eu mesma escrevi. Soa egocêntrico? Espero que não, porque é sincero. Caleidoscópio marcou a minha vida como leitora e escritora. Senti na própria pele o que minhas musas das fanfics passavam e pude entendê-las quando imprevistos me faziam atrasar as atualizações ou bloqueios ameaçavam a construção do enredo.

Caleidoscópio é uma fanfic GinRan (como poderia não ser?!). Em um universo alternativo ao mangá, Rangiku busca reerguer sua vida sem Gin ao seu lado. O enredo é recheado de surpresas, pois a autora nunca construiu um planejamento para seguir. Ela escrevia conforme as ideias surgiam, sem revisões e com furos de roteiro. A história foi encerrada com a promessa de um segundo volume que, até hoje, não saiu.

Falar de Caleidoscópio é difícil para mim por se tratar de uma história incompleta. Algo que idealizei, dediquei tempo e, no fim, deixei de lado como tantos outros autores. Excluir a fanfic das plataformas de publicação passou pela minha cabeça, mas jamais consegui apagar essa parte tão importante da minha história pessoal. Ideias de conclusão surgem com certa periodicidade. Não desisti de Caleidoscópio, estou apenas dando um tempo. Um dia, qualquer dia... quem sabe...

É isso aí! Essas são as fanfics da minha vida. Esse ranking representa uma jornada de descobertas e evolução. Poderia criar um outro com o tema pós-Caleidoscópico, afinal meu senso crítico sofreu alguns upgrades ao longo dos anos que sucederam a publicação da história. Fica para uma próxima oportunidade.
Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações