quarta-feira, 16 de janeiro de 2019


Nasce um personagem: a construção de Daniel Desvalles

Hoje eu iria à praia aproveitar esse sol lindo que está escaldando os cariocas. Não rolou, fiquei com preguiça de sair de casa. Preferi poupar minhas forças para a desgastante tarefa de dar à luz a Daniel Desvalles, o mais novo personagem a ser introduzido na minha fanfic de Shingeki no Kyojin.


Que fique bem claro: trabalho com OCs (personagens originais). A ambientação distópica e as agruras presentes no mangá são o palco que escolhi para meus bebês brincarem – ou sofrerem, sei lá. Sigo uma linha cronológica longa, paralela ao mangá, e utilizo as informações dispersas do enredo cannon para dar um toque de Lljj nesse universo. É super divertido!

Então, sobre o Daniel, nos conhecemos em uma tarde em Governador Valadares. Eu escrevia um diálogo da minha protagonista quando a menção a um insistente admirador surgiu. Na hora, fiquei sem ideia de como batizá-lo. Recorri ao meu irmão que, ao meu lado, mexia no celular. Ele pensou por meio segundo e soltou: Daniel. Depois, sendo fã de Shingeki, voltou atrás às pressas: “Não, não, põe Eren! Eren é zica!”

Daniel foi o que ficou.

O sobrenome Desvalles veio à minha cabeça pouco tempo depois. Ouvi em algum lugar e pareceu interessante. No Google, encontrei um museólogo francês chamado André Desvallées. Não me perguntem como se pronuncia. Preferi manter a forma abrasileirada.

No mesmo dia, enquanto tentava me concentrar na escrita, acabei sendo atraída para a novela que minha mãe e irmã assistiam no SBT. Na tela, os protagonistas de Teresa tropeçavam nos próprios sentimentos em um clichê elementar. Mas, gente, o Arthur, papel de Sebastián Rulli, é um arraso de homem. Virou a inspiração para a aparência de Daniel.


Era isso, com um dia de existência, Daniel já tinha nome completo, caracterização delineada e um motivo para estar na história. Um motivo bem ruim, aliás. A protagonista falava com desprezo sobre ele. Por quê? Ah, levei algumas boas semanas para descobrir.

Apenas ontem à noite terminei – ou quase – a ficha com as informações básicas que nortearão a passagem de Daniel pela fanfic. Fichas de personagem são uma mão na roda! Ganhei a minha de um beta-reader que conheci no Nyah! Fanfiction anos atrás. Ponham fé na qualidade.

O resultado final, em relação à Daniel, é algo que estou empolgadíssima para compartilhar. Nada muito revelador, sem spoilers!, só quero expor a construção de uma personagem que têm me conquistado nos últimos dias.

Por favor, cumprimentem lorde Desvalles, o filho mimado de um cara rico.

Nome/Apelido/Codinome:

Daniel Enri Desvalles Terceiro / Daniel / Lorde Desvalles

Significado do nome:

O Senhor é meu juiz

Idade:

34 anos

Função dramática:

Coadjuvante

Objetivo:

Conquistar a protagonista.

O que impede essa personagem de alcançar esse objetivo:

A protagonista não quer nada com ele.

Plano para atingir esse objetivo:

Spoiler

Objetivo inconsciente da personagem:

Spoiler

O que impede a personagem de alcançar esse objetivo inconsciente:

A certeza de que não precisa mudar.

Aparência física:

Alto (1,77), esbelto e caucasiano. Cabelos lisos, loiro-dourados, que caem em camadas até o pescoço. Olhos castanho chocolate, delineados por sobrancelhas finas.

Saúde:

Perfeita.

Conteúdo da fala:

Formal e culto quando lhe interessa. Em seus ataques de mau gênio fala palavrões, solta grunhidos e perde parte da elegância.

Preconceitos, manias, defeitos e falhas:

Se porta como uma criança quando tem seus desejos frustrados. Seu ego deve estar sempre em evidência, por isso se mantém cercado de pessoas que possam o adular. Detesta ser contrariado, mesmo quando reconhece seus erros. Sua dificuldade em perceber as necessidades e motivações alheias é imensa. Acredita que se preocupar consigo mesmo é a chave da felicidade.

Hobbies e gostos:

É amante da vida urbana e boêmia. Frequenta teatros, clubes e casas de espetáculo. Organiza eventos e festas nas propriedades da família para reunir amigos e convidados especiais. Cavalgar é seu esporte preferido, praticado diariamente para manter a forma física. Seu hobbie mais conhecido é o de colecionador de estrelas – namorou uma série de artistas famosas.

Nível educacional:

Formado na universidade de arquitetura, porém nunca exerceu a profissão.

Antecedentes familiares:

É herdeiro de uma família nobre tradicional. Seu pai é integrante do parlamento e senhor de muitas terras a leste da Muralha Sina. Sua mãe é filha de um empresário do setor de construções, cuja companhia gerencia as principais obras da cidade. Sem irmãos.

Antecedentes sociais:

Tem um círculo grande e abastado de contatos devido a posição ocupada por sua família. Seus recorrentes romances com artistas de destaque o tornaram figura recorrente no mundo artístico.

Resumo da história pessoal:

Nasceu sob o luxo e pompa do sobrenome Desvalles. Como nenhuma das outras gestações de sua mãe vingou, cresceu como filho único. Atendendo as expectativas, entrou na faculdade de arquitetura ainda na adolescência. O mundo das artes – e suas belas estrelas – o conquistou. Após se formar, dedicou-se a uma vida de ócio e autoindulgência. As coisas mudaram de perspectiva ao ser apresentado a uma emergente cantora popular.

Ai, Daniel... É um querido, não é? Mal posso esperar para vê-lo em ação.

Uma referência maravilhosa que tenho usado para narrar as cenas com o lorde é o artigo Sobra garoto, falta homem, do blog Deu Ruim. Um texto ótimo e que define perfeitamente o tipo de pessoa que meu querido Daniel será na história.

Minha dedicação a essa fanfic segue firme e forte. Mais detalhes no futuro próximo!
Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações