quarta-feira, 29 de maio de 2019


Aventuras no Wattpad e Fanfiction.net

Acabei de postar o primeiro capítulo da história Eu sou... Scarlet Mills. Como disse semana passada, estou testando plataformas de publicação fora do meu habitual. Uma aventura que vem rendendo histórias a parte.


Minha trajetória dentro do universo das fanfics tem uma série de fases. Detalhei algumas delas nesse post. Agora, aos trancos e barrancos, dou inicio a uma nova, intitulada Lljj 2.0 porque estou me sentindo moderninha.


Decidi explorar duas plataformas diferentes, com as quais mantenho relacionamentos distintos. O Fanfiction.Net é um velho conhecido do meu eu leitor. Já rodei bastante por aquelas bandas e, até semana passada, me julgava exímia usuária. Descobri na prática que o visual simples do site guarda um monte de complicações para a hora de publicar na rede.

O primeiro entrave que senti foi linguístico. Por ser uma plataforma internacional, o Fanfiction.Net opera todo em inglês – se existe versões em português, ainda não me apresentaram. Como venho de um longo período em plataformas nacionais, precisei do dobro de tempo para desvendar as opções do painel de controle. Um plug-in do navegador me auxiliou nesta tarefa, mas nada havia me preparado para o passo a passo da publicação.

É tipo um clique aqui, depois vá ali, então baixe o arquivo, mas espera!, você também pode colar o texto. Um documento precisa ser gerado no próprio site para que o capítulo seja registrado. Só depois disso a opção de New Stories fica aberta.

Precisei de duas tentativas até conseguir postar Eu sou... Scarlet Mills. Mesmo depois, quebrei a cabeça para inserir a capa linda que tinha criado. Quando enfim achei que estava tudo certo, percebi que o plug-in tradutor havia zoado com o texto do capítulo. Resultado: tive que excluir tudo e começar do zero novamente.


Após essa luta de faca entre o Fanfiction.Net e eu, entrar no Wattpad foi como visitar um parque de diversões ultrafuturista. Cada clique era um Ohhh diferente. Faltei bater palmas de alegria ao descobrir que é possível adicionar fotos e vídeos aos capítulos. É a opção ideal para o tipo de história que estou desenvolvendo. Foi um verdadeiro tapa na cara das minhas implicâncias com o site.

Acho que o Wattpad nem existia na época que comecei a ler fanfics. Sua popularidade me assombrou quando voltei a circular entre os fic-readers. Não achei nada de interessante para ler em suas categorias, então mantive distância. Somente no início deste ano que me animei a abrir uma conta, mesmo assim, ficou parada desde então.

A leitora em mim ainda não foi cativada pelo Wattpad. Talvez precise de mais tempo até me identificar com a comunidade. Em contrapartida, a escritora está babando nas opções incríveis de postagem e interação. Tudo é simples e intuitivo. Até mais que o Nyah!, que é meu referencial de boa plataforma.

Está sendo uma experiência ótima, principalmente porque não espero ter visualizações em nenhum dos sites. Cada capítulo postado é uma meta pessoal a alcançar. Quero romper a sina de histórias incompletas, quero provar para mim mesma que posso chegar ao final de um enredo. As novidades, e até os entraves que surgem no caminho, só tornam o objetivo mais divertido de alcançar.

Agora fiquem com essa caixa de divulgação ma-ra-vi-lho-sa que o Wattpad oferece! *-*

Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações