sábado, 21 de setembro de 2019


Resenha: A Mentira Mais Sombria

Hoje não temos mais uma resenha da série Senhores do Mundo Subterrâneo – como adoro esse título minúsculo! A Mentira Mais Sombria, que não é o sexto volume, foi uma leitura tranquila e rápida. Não aconteceram grandes coisas e, com certeza, não direi o porquê.

*Gideon language mode off*

Título: A Mentira Mais Sombria
Gênero: Romance sobrenatural
Autor: Gena Showalter
Editora: Harlequin
Páginas: 238

Série Senhores do Mundo Subterrâneo* – 6

Sinopse: Condenado a agonizar de joelhos cada vez que fala a verdade, Gideon tem o poder de reconhecer quando alguém está mentindo. Contudo, sua aptidão é posta à prova quando ele captura a imortal Scarlet, uma mulher possuída por um demônio e que afirma ser a esposa perdida de Gideon. Ele não se lembra daquela mulher tão linda quanto perigosa, e muito menos do fato de terem sido casados - ou de a ter levado para a cama - em um passado distante. Tudo o que Gideon deseja, tanto quanto possuir Scarlet, é recuperar as lembranças perdidas. Mas ela é a guardiã de Pesadelos, e deixá-la a esmo pode ser fatal. Manter Scarlet por perto significaria sua aniquilação. Especialmente agora que os inimigos de Gideon estão cada vez mais próximos, e a verdade ameaça destruir o mundo que ele mais ama.

*Senhores do Mundo Subterrâneo foi o título que a série recebeu no Brasil, porém eu prefiro chamá-la de Senhores do Submundo, que é mais simples e a tradução literal do título original, Lords of the Underworld. Não estranhem caso eu troque.

Foi no livro anterior, A Paixão Mais Sombria, que Scarlet, portadora do demônio Pesadelos, chegou botando banca na série. Cercada por umas sombras tenebrosas, ela é capaz de invadir os sonhos das pessoas, descobrir seus maiores medos e criar um pesadelo real, tipo Freddy Krueger. Sua aparição icônica me inspirou sentimentos dúbios. Nessa altura do campeonato, já entendi que a autora curte personagens estilo cão que ladra não morde. Por mais badass que eles pareçam, em algum momento vamos ver que não é isso tudo, não – taí a Anya de exemplo. Com a Scarlet não foi diferente. Antes que o livro terminasse, ela já estava aprisionada na masmorra dos Senhores do Submundo, sem nenhuma perspectiva de escapar.


De certa forma, o que Scarlet realmente queria era se aproximar de Gideon. Fodona como se dizia ser, podia ter batido direto na porta dele e resolvido tudo no tetê-a-tetê. Mas, né, a Gena tem fetiche em cárcere privado, então é na masmorra que acontece o encontro do casal. Scarlet revela ser a esposa do guerreiro. Gideon fica chocado, pois em suas centenas de milhares de anos de vida nunca se casou. Ou, pelo menos, não lembra de ter se casado, muito menos com Scarlet.

Sob essa informação desencontrada que A Mentira Mais Sombria se desenvolve. Gideon, portador do demônio Mentiras, ironicamente não consegue avaliar se Scarlet está mentindo ou não. Ela alega que eles se apaixonaram e se casaram em segredo quando ele ainda era um guarda da prisão do Tártaro. Após a abertura da caixa de Pandora e a expulsão de Gideon dos céus, Scarlet, que era prisioneira, esperou que ele viesse resgatá-la. Não rolou, já que ele nem sabia de sua existência. A pergunta que fica no ar é: Houve mesmo um casamento? Se sim, por que Gideon não lembra?


Para pôr a história a limpo, Gideon traça um plano ridículo de sedução, outra coisa típica da série. Na cabeça dele, basta tirar Scarlet da cela, levá-la para um quarto de motel e conquistá-la com seu charme para que a mulher conte tudo. Claro, depois disso vai prendê-la na masmorra novamente. Um ser tão “perigoso” não pode ficar a solta ameaçando seus amigos.

O plano é posto em ação, aí o negócio começa a ficar meio... sei lá. Imaginem um acidente de carro, tá bem? Dois carros colidiram de frente. Ninguém viu o que ocasionou o acidente, mas foi grave. Os motoristas estão com ossos quebrados e feridas abertas, além dos veículos estarem prestes a explodir. A polícia foi chamada, a sirene da ambulância está tocando. Um cenário caótico. Porém, de repente, os acidentados começam a transar no meio da rua, como se nada tivesse acontecido. Você, que está na calçada observando, faz essa cara:


É essa sensação que o relacionamento de Gideon e Scarlet me passa. O cenário deles está caótico, cheio de intrigas, magoas e mistérios, mas nada disso parece realmente importar, porque tudo se resume a tensão sexual. Ok, tudo bem, sei que se trata de um romance erótico, só que é tão frustrante ver tanto potencial sendo desperdiçado. Sabe o lance da faca e o queijo na mão? Pois bem, Gena literalmente jogou o queijo fora e enfiou a faca no cu. Esse devia ser o melhor romance da série inteira, pelo amor de Deus!

O background é fantástico, os protagonistas, criativos. Gideon é uma personagem sem comparação. Por conta do seu demônio, não pode dizer nenhuma afirmação verdadeira, o que desde sempre resultou em diálogos hilários.


Scarlet não fica para trás. Além de carregar um demônio poderosíssimo, também é filha da deusa rainha dos Titãs. Nasceu e viveu praticamente a vida toda na prisão do Tártaro, cercada por inimigos – incluindo a própria mãe. Ela é uma guerreira nata, que não desistiu mesmo após ser abandonada pelo suposto marido. Mas é aquilo: o romance é erótico, então seu desenvolvimento está atrelado ao quão perto está de ir para cama com Gideon.

E, dessa vez, não foi só no quesito romance que Gena me decepcionou. O final bombástico do livro anterior prometia ter repercussões sérias em A Mentira Mais Sombria, mas cadê? Ficou só na promessa mesmo. O assunto em questão recebeu uma única menção no início do livro, que, aliás, ocorreu da forma mais desapaixonada possível. Toda a emoção daquele final foi perdida, e com uma desculpa esfarrapada...


Ah, vai se ferrar, Aeron! Não deu a notícia por puro egoísmo. Estava mais interessado em montar uma equipe de resgate para encontrar Legião, o que aconteceu no fim. Ele, Amun e William tiveram uma intensa aventura nas cercanias do inferno. Aliás, Amun, guardião de Segredos, recebeu bastante destaque. Strider também, fora algumas outras personagens que não posso citar porque é spoiler. Paris não faz sequer uma aparição no livro, o que deixou um vazio na leitura.

A Mentira Mais sombria não é um livro ruim, apesar de escancarar problemas recorrentes das histórias da Gena Showalter. Por ser o sexto livro da série, o enredo parece uma receita de bolo, na qual o leitor pode imaginar como e quando cada ingrediente vai ser usado. Tem umas reviravoltas interessantes, umas pitadas de emoção e drama, porém os clichês de romances eróticos sufocam qualquer profundidade. Uma leitora comentou no Skoob que só acompanha a série porque está curiosa com a conclusão da guerra. Concordo com ela. Se dependesse do romance, esse seria o último livro que eu leria da Gena.



Resenhas anteriores da série Senhores do Mundo Subterrâneo:
1- A Noite Mais Sombria
2- O Beijo Mais Sombrio
3- O Prazer Mais Sombrio
4- O Sussurro Mais Sombrio
5- A Paixão Mais Sombria
6- A Mentira Mais Sombria (atual)
7- O Segredo Mais Sombrio
Compartilhe
Comentários
0

0 comentários:

 
lljj. - COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO HR Criações